Tão importante quanto aprender a como cuidar da postura é colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos. A boa postura é importante para todos os indivíduos e, mais ainda para os pacientes com Artrite Reumatoide (AR), pois assim evitam fadiga, dores e até deformidades que podem ser adquiridas com posturas erradas e viciosas.

Mas, o que podemos fazer para melhorar a postura no dia a dia? A seguir, algumas dicas práticas que vão ajudar, e muito, os pacientes com AR a criar uma consciência corporal e com isso evitar problemas futuros:

Para caminhar: mantenha os olhos na linha do horizonte, ombros abaixados (longe da orelha) e para trás, com abdômen e nádegas contraídas (barriga e bumbum para dentro). Não incline o corpo para frente. Nunca prenda a respiração, inspire (o ar entra) pelo nariz e expire (o ar sai) pela boca.

Em pé: mantenha uma pequena banqueta ou lista telefônica, de mais ou menos 10 cm de altura, e alterne os pés. Se não tiver apoio, coloque sempre um dos pés à frente e alterne a posição. Mantenha o abdômen e as nádegas sempre contraídas (para dentro).

Para sentar: sente sobre os ísquios (ossinhos do bumbum); o encosto deve ter apoio na lombar (parte de baixo da coluna) para dar suporte e manter a lordose lombar (curvatura fisiológica da coluna) e apoio nas nádegas. Apoie os pés no chão ou em um apoio (lista telefônica, degrau). Mantenha os quadris, os cotovelos e os antebraços apoiados em 90 graus. Evite cruzar a perna. Não permanecer muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé, sempre alterne para não sobrecarregar as articulações.

– Para levantar da cadeira: aproxime o corpo da beirada da cadeira, apoie as mãos no assento ou no braço da cadeira e levante-se contraindo o abdômen e as nádegas.