Qualquer atividade fora da rotina se torna uma preocupação quando temos Artrite Reumatoide. Pensar em viajar, nos remete a pensamentos de desafios, nos preocupamos com coisas simples como carregar a mala e também com as complexas como transportar o medicamento biológico. 

Algumas dicas para viajar com tranquilidade são importantes:

No avião temos direito de solicitar um assento com espaço maior entre as poltronas. Essa dica vale principalmente para quem  viajar de classe econômica  onde as poltronas tem um espaço apertado. É preciso solicitar o assento especial com antecedência para a companhia aérea, apresentando um relatório médico.

Para transportar o medicamento biológico, é importante também fazer contato prévio e se informar sobre as condições especiais de refrigeração do avião ou do ônibus. Se a viagem for em veículo próprio, é necessário ter uma caixa térmica de transporte que seja constantemente refrigerada. É recomendável usar gelo químico, nunca gelo seco para transporte de medicamentos.

Na hora de escolher as malas, escolha as com rodinhas, de preferência as malas que tenham quatro rodinhas. Isso facilita na hora de empurrar a mala. Fuja das malas de alças, lembre-se de que qualquer esforço a mais, resultará em dor. Evite provocar a dor, adaptando coisas simples.

Quando viajar para um lugar que exija vacinas específicas, é fundamental que converse com o seu médico e verifique se você pode tomar determinadas vacinas. O seu médico reumatologista é a melhor pessoa para te orientar sobre a vacinação.

Leve remédio suficiente para os dias de viagem, em especial os remédios de receita de controle especial e receita controlada. Por determinação das agências regulatórias, as receitas de controle especial e as receitas azuis somente são válidas no estado em que você mora, ou seja, saiu do seu estado de domicílio essas receitas não terão validade.

Se a viagem for longa, ou para outro país, é interessante levar um relatório do seu médico assistente, pois, caso necessite de atendimento médico, será mais fácil explicar sua vida com AR.