Como abordado na semana passada, a Síndrome do Túnel do Carpo é um problema muito comum em mulheres, obesas, com AR e que realizam movimentos repetitivos. Pode causar dor, sensação de formigamento e perda da força e da capacidade funcional (como pegar objetos, segurar coisas).

Uma dica que sempre dou aos meus pacientes é fazer exercícios de alongamento e usar bolsa de gelo para diminuir a dor e a inflamação da região.

Mas normalmente a dúvida dos meus pacientes é: Quais exercícios eu posso fazer? Por isso decidi colocar algumas orientações de exercícios simples que podem ajudar e podem ser feitos diariamente. Caso os exercícios piorem suas dores pare imediatamente.

Exercícios ativos de punho (A, B, C): movimentar o punho para cima, para baixo e para os lados dez vezes cada.

Exercícios de alongamento: colocar as mão em uma mesa e inclinar delicadamente o corpo para afrente sem tirar as mãos da mesa. Manter por 30 segundos. Com auxilio da outra mão, ajude a flexionar o punho para baixo e mantenha por 30 segundos. Faça o movimento contrário, estendendo o punho, levando para cima com o auxílio da outra mão. Segure por 30 segundos e solte devagar. 

Exercícios para o tendão: dobrar e esticar os dedos dez vezes.

Exercícios de fortalecimento: segurando um peso de meio quilo, fazer o movimento do punho para cima e para baixo, dez vezes cada. Apertar firmemente uma bolinha de borracha dez vezes.

Procure fazer os exercícios orientados por profissionais e com cuidado! Boa sorte!