A melhor forma de corrigir a postura é através de exercícios que alongam e fortalecem os músculos enfraquecidos. Hoje em dia existem várias técnicas de reeducação postural, basta escolher uma e começar a praticar.
Os pacientes com artrite reumatoide devem praticar exercícios regularmente para melhorar a sua condição e, com isso ter menos dor, mais disposição e mais qualidade de vida.
Costumo dizer que temos que imaginar que estamos crescendo (como marionete puxada pelos fios), manter a coluna ereta, coma cabeça sempre alinhada e os olhos na direção do horizonte.
Alguns exercícios simples que podem ser feitos também:
  • Para o pescoço: flexione a cabeça para frente e para trás, de um lado a outro, e vire a cabeça para esquerda e direita. Isto pode ser feito a qualquer momento para diminuir a tensão.
  • Ombros: Role seus ombros para trás 10 vezes. Isto ajuda a liberar a tensão dos seus ombros e a melhorar a expansão pulmonar e a postura.
  • Punhos: Role seus pulsos regularmente a cada hora. Faça movimento circular em sentido horário 10 vezes, e, em seguida, repita em sentido anti-horário.
  • Abdômen: Contraia seus músculos abdominais e glúteos, segure por alguns segundos e em seguida solte. Não esqueça de continuar respirando normalmente. Repita isto várias vezes durante o dia, em pé, sentado ou em qualquer posição.
  • Panturrilhas: Enquanto estiver sentado, levante e abaixe seus pés na base dos dedos (como se estivesse usando um salto-alto). Repita até ficar confortavelmente cansado. Repita 20 minutos mais tarde e continue fazendo este exercício durante uma hora.
Atenção: Apesar do esforço que se deve fazer durante estes exercícios não deve-se sentir dor. Se necessário, consulte um fisioterapeuta.