A recomendação médica de que o exercício físico faz parte do tratamento não medicamentoso da artrite reumatoide, nós já sabemos. As dúvidas são: Quais exercícios eu devo fazer? Isso agravará a minha dor?Pode aumentar a atividade da doença?Como fazer exercícios se me sinto tão cansado(a)?

Na realidade, exercício e atividade física têm conceitos diferentes. A atividade física é qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético maior que o de repouso, como varrer a casa, dar uma volta no quarteirão, ir ao supermercado, por exemplo. Já o exercício físico requer um movimento corporal mais estruturado e planejado, como musculação, caminhada, andar de bicicleta, todos possuindo um tempo de execução, dose e regularidade para que possam alcançar o objetivo proposto, ou seja, melhorar a força, a resistência muscular ou o condicionamento cardiovascular.

Então, agora você deve estar se perguntando: mas se no meu dia a dia eu já faço atividades físicas, preciso realizar exercícios físicos também?

Sim! A prática de um exercício físico hoje é reforçada pelos médicos e cada vez mais importante na melhora do bem-estar físico e mental e na prevenção de outras doenças.

Uma boa forma de iniciar um exercício físico é se movimentar dentro dos seus limites e sem dor. Leve em consideração o período do dia em que se sente melhor e comece a realizar os exercícios gradualmente. Lembre-se de utilizar calçados e roupas adequadas e organize-se para que você possa realizar os exercícios pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos. Adequando a intensidade de acordo com seu bem-estar atual.