Alguns pacientes com Artrite Reumatoide podem apresentar dificuldade para dormir à noite por causa da dor e da dificuldade de encontrar uma posição confortável. Por isso podem acordar várias vezes, tendo, em vez de um sono contínuo, o que chamamos de “sono fragmentado”. Para ajudar, uma boa dica é conhecer a Higiene do Sono, um conjunto de medidas criado pesquisador norte-americano Peter Hauri, em 1977, para auxiliar no tratamento de insônia.

Fortalecer o relógio biológico

Manter a rotina no horário de dormir e acordar, inclusive aos fins de semana, ajuda com que a pessoa pegue mais fácil no sono à noite.

Associar a cama ao sono

Evitar levar material de trabalho e computador para o quarto, bem como falar muito ao telefone ou assistir TV.

Higiene mental

Optar por atividades  relaxantes ajuda muito. Entre elas um banho quente, leitura de um livro, ouvir música.  Antes de ir para a cama, também evitar pensar nos problemas de família e contas a pagar, por exemplo.

Iluminação

A meia luz também ajuda a relaxar. O quarto não deve ser um ambiente com muita luz. Um ambiente escuro informa ao cérebro que é noite e isso estimulará a produção de melatonina, substância indutora do sono.

Alimentação

Os alimentos também influenciam no relaxamento. Medidas simples como não dormir imediatamente depois de comer e não tomar bebidas a base de cafeína como café, refrigerantes, chá preto, chá mate, também são recomendadas. O cigarro também deve ser dispensado, pois a nicotina é estimulante.

Como você vê, as medidas são simples. Comece hoje mesmo a praticar a higiene do sono.