Para os pacientes com Artrite Reumatoide (AR), as atividades de vida diária realizadas em casa, precisam de maior cuidado e planejamento, a fim de evitar dor ou piora da sua condição.

Veja algumas recomendações:

Para dormir: escolha um colchão de densidade compatível com seu peso e altura (existem tabelas para isso), nem muito duro, nem muito macio.  Não durma de barriga para baixo nunca! O melhor é dormir de lado com um travesseiro na cabeça,  as pernas levemente dobradas e com um travesseiro entre os joelhos. Também pode dormir de barriga para cima com um travesseiro na cabeça e outro embaixo dos joelhos para aliviar a coluna lombar.

Para evitar que o colchão deforme somente em uma região, faça um rodízio, virando-o uma vez por mês. É recomendável trocar o colchão a cada cinco anos e o travesseiro a cada dois anos.

Para levantar da cama: vire-se de lado, coloque as pernas para fora da cama e levante o corpo com o apoio dos braços. Evite levantar rapidamente! Ao acordar movimente lentamente as articulações dos dedos das mãos e dos pés para melhorar a rigidez matinal. Com os dedos das mãos, faça movimentos de abrir e fechar e rode os punhos. Movimente os pés para cima e para baixo. Essas atividades podem ser um pouco demoradas, portanto programe-se e acorde mais cedo caso tenha compromisso.

Para escovar os dentes: se a pia for muito baixa, abra um pouco as pernas e dobre um pouco os joelhos, mantendo a coluna ereta e o abdômen e as nádegas contraídas. Também pode utilizar um copinho ou sentar. Use adaptadores para o cabo da escova de dente, colocando uma esponja ao redor para melhor pegada e aperte o tubo de pasta com a palma da mão.

Para se vestir: sente-se, pois assim você evita a fadiga e o risco de se desequilibrar e cair. Vista a blusa ou calça pelo lado que estiver com mais dor ou pior em mobilidade.

Para varrer a casa: procure usar um cabo que chegue até a altura do seu ombro, mantendo a coluna o mais reta possível. Se necessário, aumente o cabo com cano PVC.

Para passar roupa: a mesa deve chegar na altura da cintura. Para descansar a coluna, apoie um dos pés num banquinho e vá alternando os pés.

E o mais importante: não se cobre demais, estabeleça prioridades e elimine atividades desnecessárias.