Ao sairmos à rua, as atividades diárias muitas vezes são feitas de maneira automática, sem que prestemos atenção em como as executamos. Porém, os pacientes com Artrite Reumatoide devem ter atenção redobrada nessas atividades para evitar dores, fadiga e, até mesmo, novas lesões.

  • Para dirigir: No banco do carro, coloque uma pequena almofada na região lombar; ajuste a distância do assento de tal forma que não dificulte o acesso aos pedais e ao volante; incline o encosto do banco para trás, aproximadamente 10 graus. Sempre que percorrer longas distâncias, faça uma parada de vez em quando para descansar e alongar.
  • No ônibus ou metrô: evite deixar o braço elevado acima da linha do ombro e mantenha os pés afastados para ter mais equilíbrio.
  • Para pegar peso: observe o limite máximo de 20% do seu peso ideal; abaixe-se dobrando os joelhos, mantendo as costas retas, trazendo o peso próximo do seu corpo com as duas mãos e contraindo o abdômen e as nádegas. Descarregue o peso nos joelhos e não na coluna. Não pegue peso acima dos ombros, pois você forçará a coluna cervical (pescoço) e poderá causar tendinite nos ombros. Se necessário, suba em uma escada e traga o objeto próximo ao peito com as duas mãos.

Prefira o movimento de empurra ao invés de puxar.

Lembre-se- se do mais importante: não abuse do seu corpo! Se necessário, peça ajuda!