Pentear os cabelos também pode ser algo complicado para pessoas com Artrite Reumatoide que tenham uma limitação maior causada pela progressão da doença e diminuição da amplitude dos ombros e levantamento dos braços. Logo, se a pessoa não consegue levantar os braços, vai ter dificuldade para pentear os cabelos.

Uma dica muito prática, econômica e que permite liberdade para pentear os próprios cabelos é adaptar um alongador no cabo da escova de cabelo ou pente. Esse adaptador é vendido em algumas lojas importadoras de materiais médicos hospitalares e de reabilitação. Imagine um cabo de plástico longo, que parece mesmo um cano flexível. Pense em algum tipo de cano longo, cerca de 30 a 40 cm, é um tamanho confortável para pentear todos os tipos de cabelos. Parece uma dica boba, mas quem tem dificuldade para pentear os cabelos pode não ter pensado nisso e são coisas que não aprendemos na consulta médica.

Além disso, prender o cabelo quando se tem limitação de levantar os braços, é realmente ainda um desafio. Ainda não vi nenhum adaptador para prender cabelo, por isso a dica é procurar presilhas de cabelo que sejam facilmente abertas e fechadas, o que evita ter que abrir e fechar a mão para abrir o elástico e passar ele no cabelo.

Espero que essas pequenas dicas ajudem vocês a melhorar a qualidade de vida durante as atividades diárias!

Veja abaixo algumas imagens com exemplos de adaptadores

Imagens Priscila Torres

Imagens Priscila Torres.