Com a chegada do inverno, algo que muito incomoda, é acordar. No verão a fadiga incomoda muito, mas no frio, a rigidez matinal pela manhã é realmente desanimadora. O padrão de sono é afetado: podemos dormir a noite toda e ainda assim, acordamos cansados. Acordar com rigidez todos os dias é desanimador. Eu sinto saudade de quando “acordar e levantar” eram algo simples, sem impacto. Hoje tem dias em que acordar e levantar é quase que um evento a ser comemorado!

Ao longo desses sete anos convivendo com a doença, eu aprendi que precisamos nos adaptar à nova vida, reorganizar nosso dia a dia para diminuir a sensação de “frustação” por não conseguirmos ser como antes. Algumas dicas para acordar são importantes;

  • Organize suas maiores responsabilidades para o período da tarde. Compromissos logo cedo são sempre estressantes para nós.
  • Acorde muito tempo antes da hora em que precisar sair de casa. Por exemplo: tem compromisso às 08h? Acorde às 05h tome um banho, um café, deite um pouco. Na hora de sair, a rigidez já vai ser bem menor.
  • Procure fazer as atividades de casa no final da tarde.
  • Deixe para suas manhãs as atividades leves e não tão importantes.

Não se cobre! Não se culpe! Se respeite e aprenda a viver dentro dos seus novos limites!

Nos próximos posts vou falar sobre: “Como cuidar da casa e ser mãe de crianças convivendo com a AR”.