O ato de fumar faz mal para a saúde de qualquer pessoa (para quem fuma e para quem não fuma também), parece repetitivo dizer né? Porém, no caso de quem tem artrite reumatoide isso é ainda pior, pois o fumo tem influência sobre o processo inflamatório da artrite reumatoide (AR), o que prejudica a função imunológica (a defesa do corpo).
 
O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, uma doença crônica e já se sabe que quem fuma tem mais chance de ter artrite reumatoide, câncer, enfisema, catarata, entre outras doenças. Só no ano passado, nos Estados Unidos, cerca de meio milhão de adultos morreram prematuramente por causa do fumo.
 
Alguns estudos recentes mostraram também que o cigarro diminui a eficácia de alguns tipos de medicamentos biológicos que são usados no tratamento da artrite reumatoide, portanto a dica para você que tem AR é: pare de fumar!
 
Procure ajuda especializada, com seu médico e psicólogo para conseguir parar de fumar da melhor maneira e com isso tenha uma vida melhor!!