Recentemente orientei os alimentos que devem ser consumidos por pacientes com AR. No post de hoje vou mostrar quais devem ser evitados.

  • Diminuir o uso do sal e alimentos ricos em sódio como enlatados, sopas prontas, temperos e caldos industrializados, embutidos, margarina, conservas e salgadinhos prontos;
  • Evitar as preparações gordurosas que, além de aumentar o peso, também elevam os níveis de colesterol e triglicérides: frituras, maionese, fast food, pele de frango, miúdos, bacon, linguiça, salsicha, salame, queijos gordurosos e carnes gordas;
  • Evitar o uso de açúcar refinado e carboidratos em doces, massas, batata, farinha, arroz e pão branco para não aumentar o peso e o índice de açúcar no sangue, que podem agravar o processo inflamatório da AR.

Tomando essas orientações, que são válidas não apenas para os pacientes com AR, mas para todos aqueles que queiram ter uma alimentação balanceada, você pode ter uma vida bem mais saudável, com mais disposição e energia. Sua saúde em primeiro lugar!