Cortar uma carne gelada, descascar abóbora, alho, abacaxi etc. são desafios que nos fazem lembrar que a doença está ali e nos impede de fazer coisas tão simples e triviais. Mas para cozinhar também existem adaptadores.

Para cortar carnes, legumes e frutas há tábuas de carnes adaptadas, ou que podem ser facilmente adaptadas. Por exemplo: uma tábua de carne de madeira pode ser facilmente adaptada colocando fixadores de borrachas na parte de baixo para ajudar na fixação da tábua na pia e tornar a tarefa de cortar os alimentos mais segura, não permitindo que a tábua escorregue. Além dos fixadores de borracha, também é possível adaptar pregos para fixação do alimento, impedindo-o de escorregar e ferir a mão.

Para abrir potes, existem à venda “abridores de potes antiderrapantes”, “abridores de garrafas pet”, “abridores good grips”, “abridores sure shot”. O abridor de potes antiderrapante é um tipo de borracha que dá firmeza para segurar e abrir os potes sem o risco de ele escorregar, cair e quebrar. Os abridores podem ser encontrados na internet buscando pelas palavras acima ou por “abridor de potes, garrafas, tampas, vidros, roscas, conservas”. Existe uma infinidade de modelos, alguns parecem alicates que podem ser encaixados nas tampas conforme o tamanho permitindo abrir vários tamanhos de potes e tampas. O abridor de garrafa pet é perfeito para abrir garrafas de refrigerantes e água. O mais legal é que a maioria desses abridores pode ser levada na bolsa para qualquer lugar.

Descascar alho também é difícil. A casquinha do alho é muito fina e o alho muito pequeno, o que torna tirar a casca uma tarefa muito difícil. Para descascar o alho, existe um rolinho de silicone chamado “descascador de alho de silicone” e tem também o “triturador de alho”.

Para descascar batatas e outros legumes, ajuda bastante usar aqueles utensílios para descascar legumes, pois não é preciso fazer o movimento rotativo de descascar batata, por exemplo. O picador de legumes também ajuda bastante na hora de cortar batata para fritar ou legumes para saladas.

Eu não descobri nada que fosse capaz de tirar a casca de uma abóbora moranga, por exemplo. Um dia piquei uma abóbora inteira de raiva, porque não conseguia cortá-la. Nessas horas vale um pedido de ajuda para evitar acidentes.

Para o abacaxi, a dica é lavá-lo bem e tentar primeiro cortá-lo em rodelas. Depois é só ir tirando as cascas das rodelas que ficam mais molinhas de cortar.

A dica final é que, na ausência da possibilidade de adaptar a atividade na cozinha, não se envergonhe em pedir ajuda: é mais seguro falar “Me ajude” do que “Me socorre”.

Os utensílios de adaptação para cozinha podem ser encontrados em lojas de departamentos, lojas de utensílios para cozinhas e em lojas de equipamentos médicos, hospitalares e de reabilitação. A internet também permite comprar com segurança muitos desses adaptadores, basta digitar os nomes citados que você os encontrará.