Que a alimentação saudável é benéfica todo mundo sabe, mas para os indivíduos com artrite reumatoide isso é mais importante ainda. Não basta saber na teoria, tem que colocar em prática! Quem tem artrite reumatoide tem mais chance de desenvolver problemas cardíacos, obesidade e osteoporose e, por isso, tem que se cuidar sempre.

Para os pacientes com AR a recomendação é seguir uma dieta anti-inflamatória, com alimentos antioxidantes, fibras (que ajudam no funcionamento do intestino) e gorduras saudáveis, além de caprichar no cálcio, tão importante para os ossos.

O apoio de um nutricionista é muito importante para fazer com que todos os pacientes entendam os motivos de certos alimentos não serem indicados e aprender a fazer trocas mais saudáveis. Não é castigo ter de ficar sem comer algo que pode até ser gostoso, mas pode agravar sua condição. Isso é cuidado com a sua saúde e o maior beneficiado será VOCÊ!

Uma alimentação equilibrada não depende de itens caros ou difíceis de encontrar, e sim de interesse das pessoas em aprender o que é bom e usar as ferramentas certas para criar uma rotina alimentar.

E, lembre-se, beba bastante água e faça refeições com intervalos de três horas.  Cuide sempre da sua saúde!